1) Por que a minha joia escurece?

- A culpa é do enxofre! Ele está presente no nosso dia a dia, desde os gases provenientes da queima de combustíveis e produtos de beleza que possuem o enxofre na sua composição. O suor também auxilia no escurecimento da peça, pois ele ajuda a joia a se misturar com o gás de enxofre (também conhecido como dióxido de enxofre – SO2) formando uma camada escura. Além disso, altos níveis de ácido úrico (C5H4N4O3) no organismo interferem diretamente nas joias de prata. Essa substância é produzida naturalmente pelo nosso organismo.

 

2) Se a joia de prata escurecer, tem como clarear novamente?

- Sim, pode ser feito o polimento, (que é para tirar arranhões e marcas profundas) este procedimento deve ser feito por um ourives em uma oficina de joias, ou a limpeza simples que pode ser feita em casa para somente tirar a oxidação e deixar a peça clara e com brilho. Essa limpeza é feita com a flanela mágica (ela é somente para prata) ou com um líquido que se chama monzi, ambos são encontrados em joalherias ou lojas especializadas em produtos para joalheria (fornitura).

 

3) Pode tomar banho com a joia?

- Sim, desde que não utiliza sabonetes a base de enxofre e não deixe resíduos de produtos nas joias.

 

4) As joias são eternas?

- Sim, as joias são eternas, ou seja, com o uso correto, não exposição a produtos químicos, e fazendo a manutenção de limpeza ou polimento, durarão para sempre.

 

5) Se quebrar ou arrebentar, tem como consertar?

- Sim, na maioria das vezes o conserto fica perfeito, evite peças ocas, (nós só fazemos peças maciças) pois estas se amassar não tem como voltar e em caso de correntes a solda fica melhor quando são de elos articulados. Para fazer o conserto procure um ourives em oficinas de joias ou joalherias especializadas.

 

6) Pode dormir com as joias?

- Evite dormir com sua joia. Durante o sono, quando não temos consciência dos movimentos, podemos causar avarias.